Técnica de vendas | Vendas de final de ano planejadas

Técnica de vendas | Vendas de  final de ano planejadas
A s vendas de final e início de ano tendem a ter um aumento devido ao décimo terceiro salário e período de férias escolares. Além disso, o público costuma comprar também itens para presentear familiares e amigos no Natal, segundo informa o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Muitas vezes é possível aumentar o tráfego da loja e até multiplicá-lo. 
De acordo com a diretora da Germinar Consultoria, Carla Bovo, no final de ano há mais dinheiro circulante, fazendo com que as pessoas se permitam viajar e comprar itens que desejaram ao longo do ano, o que, de fato, aquece muito as vendas de produtos voltados para viagens; além disso as pessoas consomem alimentos diferentes, tendo muitos problemas digestivos e intestinais; sem falar no aumento do consumo de álcool no período, facilitando assim as vendas de soluções para o sistema digestivo; absorventes internos também têm suas vendas aumentadas durante a temporada.
Segundo a especialista, as vendas nesse período chegam a crescer 30%. Se falar apenas de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), as vendas aumentam mais de 15%. 
O diretor executivo do Grupo Coty no Brasil, Bruno Wolmer, explica que, por terem forte capilaridade, farmácias e drogarias são sempre pontos de venda (PDVs) muito acessíveis aos consumidores – levando estes locais a terem muita relevância, visto que a circulação é alta e diária. Em função disso, trabalhar com ações comerciais ligadas a datas comemorativas é elemento-chave para garantir que estes períodos sejam devidamente explorados.
Outra frente que os varejistas podem dedicar esforços são os pontos adicionais/extras – como pontas de gôndola, exposições no checkout, display das marcas para decorar as lojas e contribuir com a ambientação do tema”, diz ele.
Segundo informa a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, quanto melhor trabalhada a loja, maior a venda. “Para atrair a clientela e incrementar o faturamento, vale decorar as vitrines, investir em produtos inovadores, explorar a decoração das categorias de cosméticos e dermocosméticos, contratar ajudantes, fazer pacotes incríveis, efetuar iluminação externa atraente etc. A originalidade é tudo.”
A diretora da Connect Shopper e consultora de varejo e shopper marketing, Fátima Merlin, lembra que o consumidor está cada vez mais seletivo, exigente e racional, ou seja, quer facilidade, praticidade, conveniência, uma experiência de compra melhor, além de muito mais opções de canais e novas formas de se fazer varejo. 
“Assim, para entregar um real valor a ele, maximizar resultados, seja de vendas ou de despesas, incluindo uma melhor gestão do estoque, independentemente de categorias sazonais, é crucial que se conheça a fundo o shopper: quem ele é, como ele se comporta, o que ele compra, suas necessidades e motivações, satisfação, razão da escolha, enfim, conhecimento essencial para o desenvolvimento de estratégias e táticas que o inspire a ir à loja, a comprar e voltar.”

Como gerir o estoque para as vendas de Natal

Segundo a consultora especializada no varejo farmacêutico, Silvia Osso, deve-se garantir a disponibilidade dos itens básicos, aqueles que constroem e sustentam a farmácia o ano inteiro.  
Já os produtos de tendência para Natal, Ano Novo e verão, devem ser comprados em grande variedade, mas com uma profundidade dosada para não sobrar, como as novidades para embelezar os cabelos tipo tiaras ou os artigos que estimulem os clientes a comprarem suas “lembrancinhas” para o Natal na farmácia e não em outro local. “Se possível, estes devem terminar junto com o final de ano. Claro que eles são o tempero da sua loja, reforçam o básico. E não podem sobrar. Resista à tentação de recomprar o que acabou, pois podem não chegar a tempo”, alerta Silvia.
Há ainda os sazonais, que permitem vender aquilo que os clientes procuram para a temporada de verão e férias, como os antidiarreicos; antiácidos; bronzeadores, protetores solares, entre outros.
A diretora da Germinar Consultoria, Carla Bovo, complementa ao dizer que o varejista sempre deve olhar o ano anterior de demanda e analisar por categoria qual a que mais se desenvolveu nos últimos três meses para adequar a demanda.
“Em novembro, todo o comércio varejista já precisa estar pronto para as vendas. As compras devem se basear no estudo do estoque e na saída do ano anterior, fazendo um acréscimo nas compras e vendas de períodos passados e/ou ainda com o auxílio de estudos oferecidos pela indústria”, diz Silvia.
O mestre e professor na área de marketing, palestrante de cursos do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sincofarma-SP) e consultor do mercado farmacêutico, Messias Cavalcante, complementa dizendo que para gerir o estoque nessa época do ano, o primeiro passo é ter claro qual será a estratégia, isto é, vamos investir em quais categorias? Verão/férias ou opções de presentes de Natal? “Essa decisão ajuda na alocação do investimento, afinal, muitas vezes o bolso é um só, logo ter isso definido, é muito importante. “Depois, é fundamental ter a média de venda dos produtos que farão parte da campanha e com base no histórico determine uma meta de evolução para o período, e aí prepare o estoque. Procure aproveitar para propor uma compra interessante em quantidade, para que você possa negociar uma boa condição ou prazo, para lhe ajudar no fluxo de caixa.”

Packs e combos: a importância deles para o Natal

Para criar kits atrativos para diversos perfis de consumidores é importante conhecer a sua clientela e seus hábitos de compra. Com essas informações, converse com fornecedores e selecione os produtos que sejam relevantes para o público-alvo e que agreguem valor quando usados juntos.
Pense de forma estratégica nesta forma de ofertar produtos: determine o objetivo dos kits, como aumento de vendas, promoção de novos produtos ou aumento do valor médio do carrinho. Ofereça um preço conjunto mais baixo do que o custo total dos produtos individualmente, pois isso incentiva os clientes a comprar o kit em vez dos produtos separados. 
O apelo visual também é muito importante! A embalagem deve destacar os produtos e a proposta de valor desta composição especial. Divulgue os kits por meio de marketing, incluindo anúncios, redes sociais, e-mails e demais canais que sejam relevantes para a sua clientela, sempre destacando os benefícios e o valor agregado de adquirir esta oferta.