OPINIÃO | Aché Laboratórios, uma conversa sobre o mercado farmacêutico

OPINIÃO | Aché Laboratórios, uma conversa sobre o mercado farmacêutico



Marco Antonio Teixeira, Diretor Executivo de Comercial, Medicamentos Isentos de Prescrição e Dermocosméticos do Aché Laboratórios, em uma conversa franca e elucidativa quanto aos caminhos de um mercado em ascensão.

1) O Aché Laboratórios possui algumas marcas que compõem o ranking de categorias mais vendidas nas farmácias. Em uma visão ampla, quais perspectivas e expectativas futuras desse mercado no Brasil?

O mercado farmacêutico no Brasil tem demonstrado um crescimento consistente, impulsionado pelo envelhecimento da população, conscientização sobre o cuidado com a saúde, maior acesso a medicamentos e avanços de terapias cada vez mais eficazes à disposição. Para o futuro, esperamos que o setor continue em expansão, especialmente com o público 50+ crescendo e demandando soluções mais específicas para qualidade de vida e bem-estar. Além disso, a digitalização da jornada de compra e a personalização do atendimento nas farmácias tendem a ganhar relevância. O Aché acompanha essas tendências e investe continuamente em inovação, seja no desenvolvimento de novos produtos, na ampliação do portfólio ou na forma como se comunica com os consumidores e profissionais de saúde.


2) O crescente interesse em autocuidado e novos hábitos de vida adotados estão transformando os interesses dos consumidores, principalmente os acima dos 50 anos. Quais são as principais demandas e produtos de interesse percebidas pela indústria que partem desse consumidor e como lidar com elas?

O público 50+ tem ganhado cada vez mais relevância no mercado farmacêutico, impulsionado pelo aumento da expectativa de vida e pelo crescente interesse em autocuidado e bem-estar. Esse consumidor busca soluções que melhorem sua qualidade de vida, promovam longevidade saudável e facilitem a adesão aos tratamentos. Entre as principais demandas, destacam-se:

  • Saúde articular e muscular: suplementos com colágeno, cálcio e vitamina D têm alta procura para prevenção de osteoporose, sarcopenia e manutenção da mobilidade.
  • Saúde cardiovascular e metabólica: produtos voltados para controle de colesterol, obesidade, pressão arterial e diabetes são essenciais para essa faixa etária.
  • Imunidade e vitalidade: a suplementação com vitaminas e minerais, como vitamina C, B12, zinco e complexos vitamínicos está em alta.
  • Bem-estar mental e qualidade do sono: com o aumento do estresse e distúrbios do sono, cresce o interesse por produtos que auxiliam na cognição, memória e relaxamento. 

3) Em um mercado em constante movimento, o lançamento de novos produtos e a atualização de marcas já consolidadas são fundamentais. O que isso representa quando falamos em inovação e pesquisa?

A inovação e a pesquisa são pilares fundamentais para a evolução do mercado farmacêutico, permitindo não apenas o lançamento de novos produtos, mas também a modernização de marcas já consolidadas. Em um setor altamente dinâmico, isso representa:

  • Atendimento às novas demandas dos consumidores: o comportamento do consumidor está em constante mudança e a inovação permite desenvolver soluções mais eficazes, seguras e alinhadas às necessidades atuais, como novas formulações, apresentações mais práticas e combinações de ativos mais eficientes.
  • Diferenciação e competitividade:desenvolvimento contínuo de produtos garante que as marcas se mantenham relevantes no mercado, ampliando sua participação e fortalecendo a relação com médicos, farmacêuticos e consumidores.
  • Acompanhamento de tendências e avanços científicos: a pesquisa permite incorporar novas tecnologias, princípios ativos mais modernos e até novos formatos de administração, tornando os tratamentos mais acessíveis e eficazes.
  • Expansão de portfólio e novas oportunidades: a inovação possibilita a entrada em novas categorias e nichos, atendendo desde demandas específicas, como suplementos personalizados, até novas abordagens terapêuticas.


Foto: divulgação.


4) Partindo de novos interesses e das facilidades acessadas por via digital, quais novas abordagens são vistas como eficazes pelo Aché em ações que visem a melhor apresentação e divulgação dos produtos?
Pensando nas novas expectativas e mudanças dos consumidores, vemos 3 pontos que ganham mais relevância na experiência de compra: omnicanalidade, excelência no atendimento e experiências.
  • Omnicanalidade (omnichannel): o mundo digital e os diferentes formatos de compra, tais como clique e retire, site, aplicativos, entre outros, vêm se intensificando, não apenas como via de compra e obtenção de ofertas exclusivas, como também de consulta a disponibilidade e maiores informações sobre o produto e as características da sua patologia ou necessidade.
  • Excelência no atendimento: garantir que as equipes que estão na linha de frente vão além de entregar o que se pede. Precisa de conhecimento técnico, conexão com as necessidades do cliente, personalização da venda, atendimento empático e assertivo, no tempo do cliente.
  • Experiência: com as facilidades dos canais digitais, a loja será cada vez mais desafiada a proporcionar experiências que podem ser desde serviços até experiências inovadoras que reconectem as pessoas com seus desejos e necessidades. Experiências que marquem o consumidor e o conectem também ao propósito das empresas e marcas são cada vez mais um fator de escolha e fidelização.

5) Divulgação, informação e orientação ao consumidor são fundamentais para a eficácia e consolidação de qualquer produto. Qual a importância do papel da farmácia nesse cenário, sendo o elo de comunicação direta da indústria com o consumidor final? Quais caminhos para intensificar essa comunicação que envolve indústria, farmácias e consumidor?

A sinergia entre indústria e farmácia é fundamental para que o consumidor tenha acesso a medicação, serviços de saúde, informação e assistência farmacêutica. O papel da farmácia é essencial para a população. Para nós do Aché, é o que nos permite materializar nosso propósito de levar mais vida para mais pessoas. Temos intensificado na nossa estratégia diversas ações para estarmos mais próximos dos nossos clientes distribuidores e varejistas: reorganizamos toda a estrutura comercial para atendimento das diferentes unidades de negócio do Aché, nos diferentes canais. Estamos mais presentes e com mais atividades comerciais e de trade marketing nos eventos do setor, desde feiras de negócios até congressos de varejo que trazem as tendências. Criamos a área de trade digital, responsável por ampliar e apurar as informações dos nossos produtos e categorias de atuação junto aos clientes com presença digital. Em 2025 estamos intensificando a disseminação do nosso Programa de Excelência no Atendimento ao Shopper de Medicamentos (PEAS), que leva capacitação e indicadores de atendimento dos clientes no balcão da farmácia e auxilia nossos parceiros a melhorar a experiência de compra. Acreditamos que estas e outras iniciativas são relevantes para a farmácia e nossa contribuição com este varejo é essencial para cuidados de saúde e bem-estar da população.


Foto: divulgação.