PERSPECTIVA | Pneumonia, no Inverno as defesas do corpo em alerta!

Um sistema respiratório saudável, principalmente no inverno, pede atenção especial, em todas as idades. Informações e produtos, à disposição na farmácia, em um hub de saúde atuante e necessário, sempre.
A chegada do Inverno desperta preocupações quando o assunto é a saúde das vias respiratórias devido a fatores como a presença do ar mais frio e seco, o aumento da concentração de poluentes e a maior circulação de vírus, como os da gripe e resfriado. A Pneumonia é uma infecção que atinge os pulmões e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou reações alérgicas, sendo a bacteriana o tipo mais comum. De modo geral, é um processo desencadeado por uma gripe, que quando não é tratada adequadamente tende a diminuir significativamente a capacidade do Sistema Imunológico. Com as barreiras de proteção do organismo enfraquecidas, bactérias chegam ao pulmão, desencadeando assim um processo inflamatório.
A análise dos sintomas através de avaliação clínica e raio-X do tórax leva a um diagnóstico mais preciso, a partir do qual, com direcionamento médico, os procedimentos para tratamento são definidos e podem incluir antibióticos, analgésicos, antitérmicos e outros itens que somados a hidratação e repouso buscam a recuperação total.
Nas grandes cidades, mais sujeitas a condições como densidade populacional, deslocamentos diários maiores e a incidência de aglomerações em ambientes fechados, a presença de fatores que potencializam as chances do contato com o vírus da gripe aumenta no período de Inverno. O gerenciamento do estresse, praticar atividades físicas, preferir ambientes bem ventilados, manter uma rotina adequada de sono e alimentação saudável são atitudes que contribuem para manter o sistema imunológico alerta e forte no combate aos agentes causadores da Pneumonia.
Na farmácia, itens que reforcem o sistema imunológico, como Vitaminas, Suplementos e Probióticos, MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição) que atuem no alívio de sintomas de gripes e resfriados e ajudem a reduzir o risco de complicações e produtos como Álcool em Gel e Sabonetes Bactericidas que auxiliam na higiene das mãos, compõe uma cesta de produtos que se torna perfeita se somada a atendimento individualizado e informação de qualidade.
No Inverno, respire livremente
Prevenção, com ações que envolvam informação e dê diretrizes de comportamento que levem a práticas seguras, são extremamente importantes para a redução da transmissão de doenças. Quando falamos em Pneumonia, campanhas de vacinação contra gripe são importantes, pois o agravamento do quadro de uma doença, neste caso a gripe, pode levar a outra, a Pneumonia. A SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) recomenda a Vacina Anti-Pneumocócica, que previne a Pneumonia causada pela bactéria pneumococo, entre outras infecções graves. Destaca que a imunização diminui a intensidade dos sintomas em caso de contágio, além de ajudar a prevenir a forma grave da doença e a mortalidade ligada a esse tipo de Pneumonia. A vacina está disponível para diversos grupos, incluindo crianças, adultos acima dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e indivíduos com deficiência no sistema imunológico, com diferentes tipos de vacinas disponíveis para atender as necessidades específicas de cada grupo.
Ainda falando em prevenção, a SBPT ressalta em suas recomendações a importância da higiene bucal e da lavagem das mãos com água e sabão e o uso de álcool 70%, como medidas fundamentais. Além disso, usar a parte interna do braço para cobrir o nariz e a boca no momento de tossir e espirrar, na ausência de lenços descartáveis, é uma medida de prevenção simples e importante, com o intuito de que ao manter as mãos limpas não haja contaminação de objetos de uso comum.
Pneumonia, a importância do Sistema Imunológico
AAlguns sintomas da Pneumonia são muito similares aos de uma gripe forte, mas tem suas peculiaridades e, na maioria das vezes, ganham em intensidade quando são comparados. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas são: febre, dor torácica, falta de ar, tosse com produção ou não de secreção, mal-estar geral, cansaço e fadiga. Quanto ao tratamento, no caso de Pneumonia bacteriana normalmente faz-se uso de antibióticos, já se for de origem viral, na maior parte das vezes, o tratamento se resume em medicamentos para aliviar os sintomas, como febre e dor. “Em certos casos, remédios Antigripais podem ser usados para aliviar sintomas como dores no corpo e febre. A linha Benegripe é um exemplo disso, pois contém remédios que aliviam os principais sintomas de gripes e resfriados. Assim, podem complementar o tratamento da pneumonia e atenuar o mal-estar”, explica a Hypera Pharma. Outros procedimentos devem ser adotados nos casos de formas mais graves da doença, mas em todos os casos é necessário acompanhamento médico, desde os primeiros sintomas.
Idosos e crianças precisam de atenção especial, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado diminuem significativamente a possibilidade de complicações. Em qualquer idade, o sistema imunológico tem papel fundamental no combate às infecções, incluindo as que podem causar Pneumonia. Ele deve ser capaz de identificar e responder de forma precisa a diferentes tipos de agentes patogênicos, como bactérias, vírus ou fungos, e a partir do reconhecimento, eliminá-los. Níveis equilibrados de Vitaminas e Minerais são essenciais para uma pronta resposta do corpo e, em alguns casos, a suplementação pode ser um caminho muito benéfico para manter esse equilíbrio na rotina das atividades do dia a dia. Para o time Nestlé Brasil, “Nutren A-Z Multi é um suplemento alimentar com vitaminas e minerais essenciais para nutrição diária completa. Com minerais quelados, auxilia na energia, disposição e imunidade, onde as vitaminas B6, B12, A, C, D, Ácido Fólico e os minerais Ferro, Zinco e Selênio auxiliam no bom funcionamento do sistema imune”.
Estar informado sobre as formas de prevenção e cuidados ajuda a diminuir consideravelmente o número de internações por agravamento do quadro clínico. Poder disponibilizar, além de bons produtos, informação de qualidade faz com que, mais do que nunca, a farmácia cumpra seu papel como agente impulsionador de um movimento direcionado à saúde para todos, diminuindo distâncias e atravessando fronteiras.