PAINEL | Relaxantes Musculares, um caminho no alívio da dor.

PAINEL | Relaxantes Musculares, um caminho no alívio da dor.
Um dos MIPs de maior destaque em vendas, tem papel fundamental no alívio de dores ocasionadas pelo estresse e por atividades comuns do dia a dia. Na farmácia, auxílio na busca de músculos saudáveis e fortes, sem dor.

Em um momento onde o estresse é um dos principais fatores de preocupação clínica, com impacto direto sobre a saúde física e mental, os Relaxantes Musculares tem como proposta reduzir a tensão, trazendo alívio nas dores e desconfortos ocasionados pela rigidez muscular. De acordo com informações da SBED (Sociedade Brasileira para Estudo da Dor), “cerca de 30% da população brasileira se queixa ou sofre de dor”. E acrescenta, “em relação à dor musculoesquelética, um terço dos adultos, ou seja, 33%, são afetados por dores devido ao uso excessivo, comprometendo de modo significativo a qualidade de vida”. Nos grandes centros, pesquisas apontam números crescentes quando observamos os casos de dor de cabeça tensional e lombalgia, muito comuns nos ambientes corporativos devido ao estresse diário e, muitas vezes, devido a postura inadequada adotada durante o trabalho, em atividades que normalmente ocupam várias horas do dia. 

A prática de atividade física é fundamental, mas pode ocasionar dores musculares em diversas situações. Também chamada de DMT (Dor Muscular Tardia), acontece normalmente quando a intensidade ou a duração dos exercícios é maior do que o habitual. A dor, nesse caso, é um sintoma comum que ocorre devido a microlesões nos músculos, pequenas rupturas das fibras, que podem desencadear um processo inflamatório. Os Relaxantes Musculares também são uma boa opção para obter alívio rápido da dor e desconforto nesses casos, que geralmente atingem seu ponto alto aproximadamente 24 horas após os exercícios, iniciando seu processo de recuperação.

Na farmácia, os Relaxantes Musculares que fazem parte da categoria MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição) vem apresentando crescimento nas vendas nos últimos 5 anos, o que levou os laboratórios que mais se destacam no país a investirem em pesquisa e inovação. Marcas se destacam apresentando versões de ação mais rápida, maior concentração de ativos e novas formas farmacêuticas. Variedade no PDV é fundamental, em uma farmácia que trabalha, sempre, em busca de oferecer conforto e bem-estar.



Nas pesquisas, uma categoria em destaque

Os Relaxantes Musculares são divididos, basicamente, em duas categorias. Uma delas contém os de ação periférica, também chamados de bloqueadores neuromusculares, que atuam bloqueando a transmissão do impulso nervoso que causa a contração muscular e geralmente são utilizados em procedimentos cirúrgicos, estando disponíveis apenas no ambiente hospitalar. A outra, disponível nas farmácias, é denominada de ação central e age diretamente no sistema nervoso, diminuindo a dor, tensão e as contrações musculares, tendo ainda um leve efeito tranquilizante.

De acordo com pesquisa desenvolvida e publicada pelo Ministério da Saúde, os Relaxantes Musculares são o segundo grupo de substâncias mais consumidas por automedicação no Brasil, fato que explica sua posição de destaque entre os MIPs e reforça a importância de seguir as recomendações de uso com atenção e a necessidade de campanhas esclarecedoras sobre acompanhamento médico, principalmente nos casos de uso frequente.

Em um mercado sempre dinâmico, pesquisa realizada pela Mordor Intelligence aponta que “o mercado de medicamentos relaxantes musculares é de natureza fragmentada devido a presença de diversas empresas que operam tanto global quanto regionalmente. A partir da crescente população geriátrica, do aumento da prevalência de distúrbios musculoesqueléticos e do lançamento de novos produtos, espera-se que o mercado registre um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 5,6% durante o período de previsão, que vai de 2024 a 2029”.


Grandes marcas, novas versões e formatos

Dor de cabeça tensional, lombalgia e quadros de contratura muscular são apenas alguns exemplos onde os Relaxantes Musculares são aplicados, apresentando clinicamente bons resultados. Vale ressaltar, sempre, a importância do acompanhamento médico, principalmente em casos de dores persistentes, para melhores resultados e maior eficácia do tratamento. 

O desenvolvimento de novos produtos dessa categoria confirma a atenção de grandes laboratórios às demandas do consumidor. “O Cristália é um laboratório em constante inovação e busca acompanhar as exigências e necessidades dos consumidores e do mercado nacional, apresentando-se como uma empresa de vanguarda no desenvolvimento de novos produtos para o mercado brasileiro. A marca Ana-Flex foi lançada neste sentido, buscando atender a uma grande parcela da população que procura soluções para o tratamento dos desconfortos causados pelas dores musculares no dia a dia”, explica o Laboratório Cristália.

Oferecer novos formatos e atender a demanda de um público que pratica atividades físicas regularmente também entra no radar quando falamos de dores musculares. A Hypera Pharma, com expertise em medicamentos focados no combate à dor, ressalta que “expandimos nosso portfólio com o lançamento da linha Neosaldina Muscular, que possui liberação imediata e potência contra as dores no corpo. Com essa extensão de linha, a marca se insere no segmento de dores musculares, trazendo um diferencial inovador para o mercado: um comprimido menor e revestido, fácil de engolir e sem sabor residual, oferecendo uma experiência de uso mais convidativa para o consumidor. Mantendo a referência de Neosaldina em comunicações leves, a marca segue com o jogador de futebol Endrick como embaixador. Além de Neosaldina Muscular, a linha apresenta também Neosaldina Muscular Max, com o dobro da concentração, proporcionando bem-estar para aqueles que necessitam de uma solução mais intensa contra as dores musculares”.

Para a Sanofi, a fabricação consciente e um olhar atento às demandas do consumidor são prioridades. “Valorizamos a transparência sobre nossos ingredientes, como também sua finalidade e produção. Por isso, os ingredientes utilizados são provenientes de fontes confiáveis e certificadas. Dorflex pode ser usado como analgésico e relaxante muscular para o alívio das dores associadas à contratura muscular e a dor de cabeça tensional. Estima-se que 71% das mulheres na perimenopausa, período que precede a pausa completa da menstruação, sintam dores musculoesqueléticas, que também inclui dores musculares”.