PAINEL | Dermocosméticos: um poderoso aliado nas quatro estações

PAINEL | Dermocosméticos: um poderoso aliado nas quatro estações

Entre os consumidores, a busca pela pele suave e aveludada e por cabelos fortes e saudáveis se torna ainda mais intensa no inverno. A queda nas temperaturas e a baixa umidade do ar tendem a desidratar e ressecar, tornando esta missão um pouco mais delicada e abrindo espaço para que problemas como dermatites, psoríase, ressecamento do couro cabeludo e outras reações surjam ou se intensifiquem.

Os dermocosméticos, uma soma bem sucedida de cosméticos e princípios ativos, chegam para auxiliar essa busca com resultados muito positivos, unindo indústrias, dermatologistas e inovação tecnológica.

Um amplo leque de produtos se abre e revela novidades em rotinas de skincare facial e corporal, tratamentos capilares para problemas crônicos ou eventuais e produtos específicos para cada caso, sempre com uso sob orientação de um médico dermatologista, o que garante tratamento individualizado e melhores resultados.

O mercado de dermocosméticos no Brasil

No Brasil, assim como no mundo, o mercado de dermocosméticos apresentou crescimento significativo nos últimos 5 anos e revelou, neste período, que a maior fatia de venda do produto acontece em farmácias. Pesquisas recentes demonstram o aumento no uso e na procura desses produtos por um cliente cada vez mais bem informado, composto de mulheres e homens preocupados com saúde, beleza e bem-estar.

“De acordo com os dados da IQVIA, o mercado de dermocosméticos no Brasil cresceu 9% no período acumulado dos últimos 12 meses. Esse avanço se deu, principalmente, pela conscientização dos consumidores sobre a importância dos cuidados com a pele, e também pode ser atribuído ao maior acesso às informações por meio das redes sociais. Como resultado, a demanda por soluções testadas cientificamente e comprovadas pelos dermatologistas para todos os tipos de pele têm impulsionado significativamente a expansão desse mercado. Esse cenário reflete não apenas um interesse crescente por produtos de alta qualidade, mas também um maior desejo de investimento por parte dos consumidores.”, nos diz Júlio César Silva, diretor Brasil de Skincare Dermatológico e Dermatologia Terapêutica da Galderma.

Outra informação relevante sobre este consumidor é que, de acordo com pesquisas desenvolvidas pela IQVIA, 56% dos entrevistados compram dermocosméticos pela sua eficácia comprovada por estudos clínicos, e outros 40% afirmam que já compraram um produto após a recomendação de um influenciador nas redes sociais, destacando assim a importância do universo on-line nesse mercado.

Soluções eficazes para os desafios do inverno, ao alcance das mãos

O desenvolvimento dos produtos, sempre apoiados em pesquisas científicas e estudos que comprovem a eficácia dos mesmos, exigem altos custos, que acabam impactando no custo final, aquele que chega até o consumidor. Com o aumento da demanda e o crescimento nas vendas, novos produtos chegam ao mercado com preços mais acessíveis, aumentando de forma significativa as possibilidades de compra, e motivando as farmácias a ampliarem sua cesta de produtos. 

Sobre as expectativas de futuro, Júlio César ressalta que: “Nossas expectativas com todo o nosso portfólio de dermocosméticos são muito promissoras. Estamos comprometidos em continuar expandindo nossas linhas de produtos para atender às crescentes demandas dos consumidores por soluções eficazes e de alta qualidade para os cuidados com a pele. Estamos otimistas e continuaremos a investir em pesquisa, inovação e sustentabilidade.”

Pele e cabelos, grandes novidades!

A pele sempre teve lugar de destaque quando se fala em cuidado e proteção. A rotina de Skincare, conjunto de ações que visam basicamente limpar, hidratar e proteger o rosto, conquista cada vez mais adeptos de ambos os sexos devido aos ótimos resultados facilmente percebidos no dia a dia. Problemas crônicos como dermatites e psoríase também encontram produtos específicos para cada caso, com ativos como a Niacinamida, Coenzima Q10 e Ácido Hialurônico.

Para os cabelos, destaque para produtos voltados ao combate à queda, tanto femininos como masculinos. A queda capilar atinge, por múltiplas causas, aproximadamente 70% dos homens e 40% das mulheres, principalmente após os 40 anos. De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), houve um crescimento nos casos na ordem de 10% entre as mulheres nos últimos anos, e jovens entre 20 e 25 anos já compõem 25% dos brasileiros que sofrem com queda capilar. O aumento de problemas como o ressecamento intenso do couro cabeludo, condição que exige atento controle, impulsionou as pesquisas nos últimos anos e aumentou o leque de opções, não só em termos de variedade, mas também com custos menores. Destaque para xampus e cremes de tratamento com ativos como D-Pantenol, Creatina e vitaminas do complexo B.

Dermocosméticos no PDV

Na loja, a exposição dos produtos é fundamental para uma boa experiência de compra. Produtos posicionados com critério e com variedade de opções e marcas facilitam e impulsionam as vendas.

Para a consultora especialista em varejo Silvia OSSO, “Os dermocosméticos nas grandes e médias redes, com produtos dos fabricantes tradicionais, estão arrumados em espaços a eles destinados, geralmente separados por marca e por tipo de indicação de uso. Nas farmácias que não trabalham com as linhas inteiras estão separadas por indicação e não por marca, da seguinte forma: Produtos para a pele do rosto: para limpar, tonificar, hidratar, tratar, cuidar dos demais aspectos como acne, rejuvenescimento e outros. Produtos corporais: ficam junto com os cremes e loções para o corpo. Embora a tendência de tratamentos de beleza DIY (Do It Yourself) esteja em seu auge, o consumidor mais inteligente e informado sabe que os maiores resultados são obtidos com a recomendação e suporte dos profissionais especializados e não advindos de canais de beleza.  Ter esses produtos na farmácia, com profissionais capacitados para atender, significa agregar valor tanto ao produto quanto à clientela.”

Nas ações de marketing, um dos caminhos sugeridos por Silvia propõe que: “A demonstração de produtos é uma das ações de marketing que mais dão resultado. É utilizada para atrair a atenção dos clientes e oferecer uma oportunidade de experimentar o produto, e geralmente agradam bastante o público feminino. Promover a aplicação ou brindes com o produto são ótimas ações de marketing para fazer na farmácia”. 

Imagem: iStock.com/JackF