O seu PDV: Dia das Mães: mix ideal para elas

Dia das Mães: mix ideal para elas

A data é perfeita para fidelizar os clientes e incrementar o ticket médio da sua farmácia


Atração de novos clientes, conversão de vendas para produtos e kits em destaque, elevação do ticket médio e ganhos incrementais: esses são apenas alguns dos benefícios que o Dia das Mães pode trazer para a sua loja, segundo Bruno Wolmer, diretor de vendas do Grupo Coty no Brasil. Para ele, a data é perfeita para fidelizar ainda mais os shoppers*, aumentando a aderência daqueles que já são cativos, inclusive, para ingressarem em novas categorias de consumo. 

“Acreditamos que, independente da fase que a mulher esteja vivendo, o bem-estar e a individualidade são aspectos cada vez mais relevantes. Há várias circunstâncias em que dedicar-se ao autocuidado e, também, a alguns momentos de indulgência torna-se algo não apenas necessário, mas desejado. Na intensa rotina que geralmente as pessoas têm, incluindo as mães, esse tipo de tempo dedicado à beleza e ao se cuidar são capazes de fazer significativa diferença para uma vida mais harmoniosa e equilibrada”, afirma. 

 

Sua farmácia preparada para elas

Bruno informa que, pelo fato de ser um PDV muito acessível, com forte capilaridade, com excelente volume de frequência diária e ótimo fluxo de consumidores, o canal farma é mais do que apropriado para ações relacionadas às datas comemorativas e, no Dia das Mães, ideal para trabalhar com a comercialização de kits especiais e presenteáveis ou mesmo produtos regulares com ofertas atrativas. 

“Vale lembrar que esses tipos de celebrações são perfeitas para se explorar campanhas e comunicações online e offline, gerando tráfego nas duas frentes e promovendo vendas. Em espaços físicos existe a possibilidade de gerar experimentação dos itens, atraindo o interesse do público. Além do mais, essas são oportunidades nas quais podemos não só ofertar os artigos, mas também disponibilizar amostras”, adiciona. 

 

Mix de mãe

Para o diretor de vendas do Grupo Coty no Brasil, o varejo farmacêutico deve ser um lugar onde os clientes possam encontrar uma extensa gama de mercadorias de qualidade, democráticas e acessíveis, que contribuem para um cuidado completo, o que vale para as mulheres, inclusive as mamães. Nas categorias de beleza, a presença do sortimento correto é chave e poderá diferenciar a farmácia dos demais canais de vendas.

Bruno ainda comenta que mulheres na fase de maternidade tendem a recorrer a produtos multifuncionais, que atendam a diversas necessidades e otimizem seus processos de beleza e higiene pessoal. Além de ter menos tempo para frequentar salões e estabelecimentos de estética, as mães, em geral, buscam realizar procedimentos em casa – fator impulsionado pela pandemia. 

“As restrições impostas pelo isolamento e distanciamento social fortaleceram a tendência do ‘faça você mesmo’ (do it yourself - DIY), levando à expansão do consumo de itens práticos e que permitem tal ação, principalmente artigos como esmaltes, coloração entre outros. Esses produtos de fácil aplicação, que proporcionam resultado instantâneo, vêm se sobressaindo também na lista de escolhas das mães”, acrescenta.

Diante desse quadro, é crucial que o varejo farmacêutico saiba mais sobre o assunto e tenha um mix completo para atender a demanda. Para  Vagner Nogueira, vice-presidente comercial para a linha de saúde humana da União Química, oferecer uma gama grande de produtos dedicados à saúde ocular faz com que a loja passe a ser vista como um ponto de venda especializado no tratamento dos problemas dos olhos. “Normalmente, quando um cliente vai ao estabelecimento para comprar um item para os olhos, acaba se interessando em adquirir artigos de outras categorias diferentes para o seu dia a dia”, acrescenta.

 

Vendas em alta 

Para ampliar a exposição dos produtos destinados ao Dia das Mães, o diretor de vendas do Grupo Coty no Brasil recomenda aumentar os espaços de itens para mulheres e privilegiar os segmentos que estimulem o autocuidado e contribuam para rituais de beleza acessíveis. 

Os kits especiais ganham evidência em lugares adicionais e com alta visibilidade, estimulando o contato e venda. Locais extras, próximos às áreas femininas e ao caixa, tendem a gerar melhores resultados. “A exposição secundária deve ocorrer, porém com comunicação específica

da campanha e do período. Os pontos extras precisam ter os artigos relacionados à data, além de kits que podem ser confeccionados na própria loja em embalagens presenteáveis. Importante destacar que visibilidade e comunicação clara são peças-chave para o sucesso desse tipo de iniciativa”, ensina.

Bruno ainda ressalta o quanto o e-commerce representa outra grande oportunidade: “nos últimos anos, observamos um enorme crescimento em vendas online. Em 2020, o incremento foi de triplo dígito em diversos clientes deste canal. Até porque este permite que sejam desenvolvidos conteúdos exclusivos para suportar e direcionar a navegação, bem como a tomada de decisão de compra”, finaliza.

 

*Shopper: pessoa que decide a compra.