MERCADO | Programa de Fidelidade, saúde com benefícios!

A possibilidade de uma real interação, entre farmácia e consumidor, em programas especiais que impulsionam as vendas de forma lúdica e eficiente, onde pontos valem benefícios e vantagens, para todos.
Em um mercado tão competitivo, entender os desejos e tornar o atendimento individual e personalizado são ferramentas que transformam a experiência de compra, fortalecendo e estreitando o elo entre farmácia e consumidor. Estabelecer uma relação consistente e duradoura é um desafio constante, que requer estratégias que incentivem a presença do consumidor tanto no ambiente físico quanto no virtual, oferecendo opções diversas, em uma simbiose perfeita.
Os Programas de Fidelidade, que surgem em versões distintas oferecidas por farmácias e/ou laboratórios, visam oferecer ao consumidor uma série de recompensas, pela regularidade de compras efetuadas em produtos diversos oferecidos pela farmácia ou pelo uso contínuo de algum produto ou medicamento, no caso dos laboratórios.
Em sua maioria, os programas funcionam através de um sistema de pontuação, que consiste em pontos adquiridos através de compras efetuadas nos diversos canais de vendas e que se transformam em descontos ou serviços a serem adquiridos pelo consumidor. Essa ferramenta estabelece, através de ações quase lúdicas, uma relação de confiabilidade e troca entre as partes, levando a individualização no processo de compra e solidificando a relação empresa/consumidor, em ações que geram benefícios mútuos.
Na farmácia, pontos se transformam em informação
Enquanto para o consumidor os benefícios dos Programas de Fidelidade são evidentes e se revelam através de descontos, produtos gratuitos e ofertas exclusivas, sendo esses apenas alguns exemplos, e quanto a farmácia? Como essas ações podem impulsionar vendas e transformar de forma significativa o desempenho não só comercial, mas também gerencial e administrativo de cada farmácia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte?
Silvia OSSO, consultora e palestrante especializada em Varejo Farmacêutico, aponta alguns tópicos importantes que ressaltam resultados muito significativos com a implementação de Programas de Fidelidade. São eles:
- Aumento da retenção de clientes: Oferecer benefícios exclusivos por meio de um programa de associação é fundamental nas iniciativas de fidelidade das farmácias, promovendo a retenção de clientes e reduzindo o risco de que eles mudem para a concorrência. Exemplo: Um programa no qual os clientes podem ganhar pontos de bônus ao aviar receitas e trocá-los por entrega gratuita ou outros benefícios.
- Maior envolvimento do cliente: A criação de benefícios exclusivos obtidos por meio de promoções personalizadas e ofertas especiais leva a um maior envolvimento do cliente, principalmente no caso de pacientes que têm doenças crônicas e que apreciarão o aumento da acessibilidade para manter sua saúde. Exemplo: ofertas personalizadas de texto direcionadas ou notificações de aplicativos sobre novos produtos e dicas de saúde podem ser o caminho a seguir.
- Melhoria dos insights comerciais: Os dados dos programas de fidelidade e de associação fornecem informações valiosas sobre o comportamento, as preferências e as tendências dos clientes, permitindo que as farmácias adaptem suas ofertas e esforços de marketing de acordo com essas informações. A análise dos padrões de compra pode revelar os produtos mais populares entre os clientes e informar as decisões de gerenciamento de estoque. O aplicativo rastreia as compras dos clientes para facilitar a associação à economia, personalizando recomendações e ofertas, usando dados para melhorar a qualidade geral do atendimento ao cliente e estimular as vendas.
Fidelidade em parceria, farmácia + laboratórios
Oferecer ao consumidor opções diversas que ofereçam mais conforto e praticidade na hora da compra inclui estar disponível em diversas frentes, sem que as informações se percam ou entrem em conflito. Fátima Merlin destaca alguns exemplos de ações, dentro do conceito de Omnichannel, que visam ampliar e melhorar as experiências de compra na farmácia. Estão entre elas:
• Click & Collect: O cliente adquire produtos pelo site ou aplicativo da farmácia e retira na loja física mais próxima, reduzindo custos logísticos e garantindo conveniência.
• Prescrição Digital Integrada: Médicos prescrevem medicamentos digitalmente, e os consumidores podem comprá-los diretamente pelo site ou aplicativo da farmácia, com opções de entrega
ou retirada.
• Atendimento Unificado: Chatbots e consultores atendem pelo whatsapp, redes sociais e telefone, garantindo continuidade no atendimento independente do canal utilizado, unificando o atendimento.
• Personalização de Ofertas: com base no histórico de compras e comportamento, a farmácia pode sugerir produtos e promoções personalizadas via e-mail, SMS ou aplicativos.
“Como resultado observamos um aumento significativo nas vendas que pode chegar a 30%, em volume e valores, nos consumidores que utilizam mais de um canal para sua jornada de compras. Detectamos também maior recorrência nas compras, o que gera maior retenção e fidelização através da experiência fluida e conveniente. A integração de canais também permite melhor gestão de estoque, reduzindo desperdícios e otimizando a reposição de produtos. Eu diria que a Omnicanalidade não é mais um diferencial, mas uma necessidade estratégica.”, esclarece Fátima Merlin.
Em um mercado que se destaca pela velocidade das ações e tamanho da área de atuação, humanizar e individualizar as relações é tarefa árdua e muito importante. Com olhar atento e colocando o consumidor no centro das ações, grandes laboratórios trabalham para construir uma rede de comunicação e interação, tendo como elo fundamental dessa operação as farmácias.
Oferecer descontos especiais para medicamentos de uso contínuo ou para produtos pertencentes ao portfólio, de forma geral, são caminhos adotados nessa busca de conexão. Como exemplo, a Bayer Brasil ressalta que “além de descontos, o Bayer Para Você também conta com uma rede de benefícios em parceria com outras empresas de produtos e serviços, pensando em proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes”. Na mesma linha, a GSK Brasil coloca seu programa à disposição de pacientes através de uma ampla rede de farmácias credenciadas em todo o Brasil, e ressalta: “o Viver Mais é o programa de benefícios em medicamentos e vacinas da GSK que oferece descontos exclusivos aos participantes cadastrados, com o objetivo de facilitar o acesso ao tratamento/imunização (vacinas) indicado pelo médico”.
O programa Viva é o programa gratuito de suporte ao paciente da Sanofi Brasil, que explica: “Sabendo da importância de estarmos juntos nessa relação de cuidado em todas as etapas da jornada de tratamento, o Programa Viva disponibiliza benefícios exclusivos e gratuitos para facilitar o dia a dia e ajudar a manter o tratamento até o final, garantindo mais bem-estar físico e mental a pacientes cadastrados, além de oferecer visibilidade a familiares e cuidadores. O Programa Viva oferece benefícios exclusivos, como descontos em medicamentos selecionados, acesso a conteúdos educativos, exames, testes e apoio multiprofissional”.
Com grande alcance, a Novo Nordisk Brasil apresenta resultados muito positivos na implementação e adesão ao seu programa. “O Programa NovoDia tem como objetivo ir além de um programa de descontos, a companhia almeja ser uma ponte para uma vida mais saudável. A Novo Nordisk acredita que estar próximo dos pacientes pode contribuir para melhorar a adesão ao tratamento, especialmente considerando o foco de seu portfólio em doenças crônicas. Essa proximidade inclui acesso a serviços, benefícios por meio de redes parceiras, preços especiais e, principalmente, conteúdo confiável e de qualidade”. E acrescenta, “quanto aos resultados alcançados, um bom exemplo é o NPS (Net Promoter Score) do Programa NovoDia, que se tornou um indicador fundamental para entender a percepção dos pacientes. Há dois anos, nosso NPS era de 67. Hoje, subiu para 81, já na zona de excelência. Além disso, estamos implementando diversas melhorias e testando novas iniciativas para explorar formas inovadoras de apoiar a adesão ao tratamento. Esses pilotos nos ajudarão a avaliar como esses esforços podem impactar positivamente o tempo de permanência no tratamento”.
GSK Brasil: www.vivermaisgsk.com.br
Sanofi Brasil: www.programaviva.com.br
Novo Nordisk Brasil: www.novonordisk.com.br/programa-novo-dia.html