Espaço da Farmácia: Extra, extra, extra: mais ganhos para sua farmácia

Extra, extra, extra: mais ganhos para sua farmácia

Explore todo o potencial dos pontos extras  e traga mais lucratividade para o seu negócio

 

Você sabe realmente o que são os pontos extras e como eles podem contribuir nos ganhos da sua farmácia? Alessandra Lima, sócia-diretora da Mind Shopper explica: “São locais de destaque dentro do PDV, fora do ponto natural, em que o produto fica posicionado por um tempo determinado, chamando a atenção dos clientes e lembrando-os que naquele lugar tem uma marca ou tipo de mercadoria que precisam levar para casa”.  

Alessandra ainda salienta o quanto trabalhar com pontos extras instiga a compra por impulso, fazendo o consumidor incluir mais um item em sua cesta. “Além de gerar mais renda e ampliar a lucratividade do negócio, ajudam a organizar os itens, passando uma imagem melhor ao público”, completa.

Mais rentabilidade com os pontos extras

De acordo com a sócia-diretora da Mind Shopper, normalmente, o ponto extra fica em uma área nobre do comércio, em “ilhas” nos corredores centrais ou até mesmo nas pontas de gôndola, porém também podem ser trabalhados na entrada da loja, caixas e com displays em cima dos balcões. 

“O objetivo é atrair mais consumidores por meio da ambientação e exposições diferenciadas, visto que a estratégia impacta significativamente no aumento das vendas, elevando o ticket médio. Itens com alto giro e pouco valor agregado devem ser evitados, já que esses espaços são ótimos para gerar margem e volume, logo é preciso aproveitá-los para alavancar a lucratividade”, ressalta.

Explorando todo o potencial dos locais

Avaliar a estratégia do próprio estabelecimento é um dos principais fatores quando se pensa na criação dos pontos extras. Alessandra informa que o varejista deve analisar o negócio para incluir produtos que precisam vender mais que outros, se tem lançamentos para deixar em evidência ou, até mesmo, apostar na sazonalidade que é uma ótima oportunidade de incremento dos ganhos. 

“Feriados, estações, época de férias e outras datas marcantes são atrativos para os clientes. Trabalhar, portanto, a sazonalidade, nada mais é do que suprir a necessidade do shopper. É oferecer ao consumidor aquilo que ele precisa no momento certo, afinal quatro em cada cinco decisões de compra acontecem de forma direta no PDV. Vale lembrar que as pessoas não querem perder ainda mais tempo pesquisando algo que irão levar por impulso, assim é fundamental manter todas as informações úteis de maneira bem clara”, reforça.

Cross merchandising

Segundo Alessandra, a técnica do cross merchandising também pode ser uma excelente ferramenta de ponto extra. “É primordial ofertar soluções completas ou combinações úteis aos clientes, agrupando itens que atendam um mesmo momento de uso”, ensina. Veja alguns exemplos dados pela especialista para aplicar na sua farmácia e abasteça seu estoque com a Panpharma.