Categoria de nutrição infantil nas farmácias

Quer aumentar suas vendas com o segmento? Aposte em um bom sortimento e realize um atendimento de excelência.

As fórmulas infantis e compostos lácteos são considerados como destino no canal farma, sendo a maior categoria e com a maior taxa de crescimento entre os não-medicamentos.

E como a nutrição nos primeiros 1000 dias é fundamental para o desenvolvimento infantil, assim como a preocupação das mães vai mudando de acordo com o crescimento dos filhos, ter um sortimento completo do segmento é primordial para não perder vendas:

  • • Fórmulas infantis: único alimento adequado para substituir o aleitamento materno, utilizado a partir do 0 ano até os 12 meses ou mais, sempre de acordo com a recomendação de um profissional de saúde.
  • • Compostos lácteos: são desenvolvidos para atender as necessidades nutricionais na fase pré-escolar.
  • • Cereais infantis: destinados para o preparo de mingau de crianças a partir do 6º mês.
  • • Alimentos infantis: papinhas destinadas como opção de refeição ou lanchinho para crianças a partir do 6º mês.

Mais oportunidades para desenvolver a categoria de nutrição infantil no PDV

Apesar do crescimento acelerado, temos muitas oportunidades de desenvolvimento principalmente em dois pilares:

1. Disponibilidade:

Presença do sortimento completo, visibilidade e exposição de acordo com o racional de aquisição da shopper.

Sortimento

A compradora da categoria é extremamente fiel às marcas que está acostumada a comprar. Dessa forma, se a farmácia não tem o produto desejado, a cliente troca de loja. Assim, recomendamos que os estabelecimentos trabalhem com o sortimento completo.

Visibilidade e exposição

A organização do segmento de acordo com a árvore de decisão da shopper simplifica a aquisição e oferece uma experiência mais agradável, fidelizando-a ao PDV e, consequentemente, potencializando as vendas.

Os itens direcionados à alimentação infantil precisam estar agrupados na mesma gôndola e, também, perto dos demais produtos do universo infantil como fraldas, lenços umedecidos, cremes para assadura entre outros.

2. Atendimento ao público

Para esse pilar, três fatores são fundamentais para o segmento:

  • • Conhecimento sobre as regulamentações da categoria;
  • • Entendimento a respeito dos produtos de nutrição infantil;
  • • Presença de um profissional de saúde, o farmacêutico.

O farmacêutico tem atuado cada vez mais como um influenciador na decisão de compra e seu entendimento sobre o setor é extremamente importante para auxiliar a shopper, pois é um profissional altamente qualificado, com conhecimento técnico/científico e habilidades para a promoção da saúde na sociedade.

Conteúdo enviado pela Nestlé.

Revista Panpharma