as 10 + | Brasileiros preferem comprar desodorantes nas farmácias

as 10 + | Brasileiros preferem comprar desodorantes nas farmácias


Os dias mais quentes estão voltando e com eles a necessidade de ajuste do mix das farmácias e drogarias do País. Durante a temporada mais aguardada pela grande maioria dos brasileiros, a primavera-verão, as pessoas tendem a se expor mais ao ar livre, o que exige alguns cuidados específicos e controlar a transpiração é um deles.

Ainda que o banho seja o primeiro passo da rotina de higiene para que uma pessoa se sinta verdadeiramente limpa, a sensação de frescor e bem-estar durante o dia depende única e exclusivamente de um produto: o desodorante. 

Segundo informa a diretora de vendas da NIVEA, Andréa Salzano, o canal farma se tornou um ponto importante de compra de desodorantes para os brasileiros. A executiva diz ainda que o canal tem apresentado crescimento de quase 15% no YTD (até 1ª semana de maio de 2021) comparado ao ano passado, de acordo com dados de Scantrack da Nielsen.

Andréa diz que há maior envolvimento dos shoppers* na compra de desodorante no canal farma, que é o canal com maior procura por novidades (lançamentos, tamanhos diversos ou ocasiões de uso) e que atende mais às necessidades pessoais. Segundo ela, mais de 70% compram desodorante para seu próprio uso. E o canal já faz parte na rotina de compra da categoria. Farmácia é o canal onde os consumidores são mais fiéis às marcas (78% versus 70% média total canais). “Além disso, o farma é o canal com maior frequência de compra da categoria; cerca de 40% dos shoppers dizem comprar desodorantes mais de uma vez ao mês e 71% deles preferem comprar desodorantes de marcas conhecidas. Fonte: U&A Shopper NIVEA 2020”, revela.

A pandemia provocada pelo Covid-19 causou alguns impactos, mas no caso do consumo de desodorantes, esse impacto foi positivo, pois as pessoas passaram a cuidar mais de si mesmas e a buscar produtos de qualidade e preço justo. O CEO da Baston Aerossóis, fabricante da marca Above, Gustavo Malucelli Bacila, comenta que hoje, o canal farma representa 30% das vendas dos produtos Above no Brasil. 

Diante da variedade de indicações, tipos de apresentação e tamanhos, as farmácias devem pensar no sortimento levando em consideração todos os públicos: homens e mulheres; jovens e adultos; com ou sem alergias; que gostam ou não de fragrâncias; nos mais diversos formatos, como aerossol, roll-on, spray, stick ou creme; ou seja, é preciso ter amplitude para que a cobertura seja completa e ninguém fique de fora.  

A Above orienta os pontos de venda (PDVs) a seguir cinco passos básicos. São eles:

  1. 1. Organizar os produtos por tipo de público, feminino, masculino, unissex e adolescente. 
  2. 2. Oferecer opções de antitranspirantes/desodorantes com fragrâncias variadas, que vão desde as mais cítricas, amadeiradas e doces, sem deixar de lado as opções sem perfume.
  3. 3. Destacar os antitranspirantes/desodorantes para pele sensível, com vermelhidão, alergia entre outros tipos de cuidados.
  4. 4. Apresentar de forma clara e evidente os produtos veganos, pois é um grupo de consumidores que cresce diariamente.
  5. 5. Por fim, oferecer opções de volumetria como, por exemplo, as versões ideais para uso em família ou até mesmo de longo prazo para uma única pessoa.
  6. 6. É fundamental para a categoria dispor de um mix de produtos bem variado, com diversas fragrâncias, embalagens, tamanhos, aplicação, por exemplo. “Na NIVEA, além de trabalharmos todas as categorias, também pensamos no dia a dia do consumidor, no clima da região em que vivem e outros aspectos como idade e gênero. Para citar um exemplo, uma fragrância que é muito consumida no Sul, não tem a mesma aderência para homens no Nordeste”, destaca Andréa.
  7. 7. O perfil do público varia bastante conforme a farmácia. “Mas, em linhas gerais, o público consumidor de desodorante aerossol são homens e mulheres da classe AB20+”, enfatiza o CEO da Baston Aerossóis, fabricante da marca Above.

Exposição correta

Para aumentar as vendas da categoria de desodorantes, nada melhor do que oferecer produtos de qualidade, que atendam às necessidades do consumidor a um preço justo, além de diversificar o portfólio e manter os itens muito bem expostos, com comunicação visual clara e chamativa. É preciso ainda pesquisar o comportamento de consumo do shopper para conseguir mapear as etapas que levam à decisão de compra. Bacila explica que além do que já está nos cinco passos, é preciso chamar a atenção do consumidor visualmente e decorar a área de vendas com todas as possibilidades. 

A recomendação da NIVEA é que os antitranspirantes sejam expostos considerando a categoria das fragrâncias como femininas, masculinas e sem gênero. Os desodorantes do tipo aerossol recebem maior destaque, seguidos pelo tipo bastão ou stick, na sequência entram as categorias creme, roll-on e spray. “Pensando no segmento, é importante agrupar os produtos por marca de forma que o consumidor visualize a categoria de forma blocada e encontre os desodorantes de forma mais fácil”, orienta a diretora de vendas da empresa.  

Andréa destaca que marca e tipo de aplicação dos antitranspirantes são os dois primeiros fatores decisivos para o shopper.  Para o público feminino, o topo da pirâmide é ocupado pela marca; enquanto para o masculino, o tipo de aplicador é mais determinante. Após estes, vem o preço como ponto de decisão. (Fonte: Conjoint. Estudo de Gôndola Novembro 2020.)

É importante lembrar que o desodorante está presente na vida do consumidor. E como é um item essencial de higiene pessoal, deve ficar fácil de encontrar. 

“As farmácias podem e devem deixar os produtos em destaque por meio de corners ou espaços próximos ao caixa e a outros produtos de higiene pessoal para que a experiência de compra seja prática. Colocar inovações em destaque ajuda muito nas vendas, pois como o shopper será impactado pela mídia, ao ver a inovação no PDV vai fazer rapidamente a conexão das mensagens”, complementa Andréa.

10 dicas para trabalhar a categoria de desodorantes nas farmácias

  1. 1. Trabalhar com novidades.
  2. 2. Oferecer produtos de qualidade e com preço justo.
  3. 3. Pensar no sortimento levando em consideração todos os públicos.
  4. 4. Organizar os produtos por tipo de público.
  5. 5. Oferecer opções com fragrâncias variadas.
  6. 6. Destacar os atributos dos produtos. 
  7. 7. Trabalhar com opções de produtos veganos.
  8. 8. Oferecer opções de volumetria.
  9. 9. Manter os itens muito bem expostos, com comunicação visual clara e chamativa.
  10. 10. Destacar os lançamentos que tiveram divulgação na mídia.