as 10 + | Brasil é o segundo maior mercado de desodorantes do mundo

as 10 + | Brasil é o segundo maior mercado de desodorantes do mundo

Não é novidade para ninguém que o brasileiro tem uma relação bem profunda com o sol, mas quando se trata de exposição direta à luz solar, é preciso ter em mente o cuidado com a pele para que ela não seja prejudicada pelos raios emitidos. Por isso, o uso de protetor solar corporal e facial, óculos de sol, bonés e chapéus são grandes aliados para curtir momentos de lazer e diversão com segurança.
“NIVEA Sun possui um portfólio completo de protetores que são adequados às diferentes necessidades dos consumidores e momentos de uso, uma de nossas linhas, por exemplo, possui diferentes fatores de proteção e tamanhos, além disso é resistente a água, toque seco e auxilia na hidratação prolongada da pele. Já a linha facial é ideal para proteger a parte do corpo que fica mais exposta: o rosto. NIVEA Sun conta com uma gama única de protetores faciais que vai desde a necessidade mais básica a mais avançada em termos de sensorial e multibenefícios. Todos os nossos produtos oferecem tecnologias e ingredientes de alta qualidade para o cuidado e hidratação da pele, garantindo tudo o que ela precisa para enfrentar o sol com segurança”, conta a gerente de marketing responsável por NIVEA Sun, Melina Navarro.
De acordo com o Panorama do Setor 2023, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o segundo maior mercado de desodorantes do mundo. Trata-se de uma categoria que depende de compras frequentes para reposição. Portanto, as farmácias precisam estar preparadas com o sortimento adequado, de acordo com o perfil de consumo local. 
"O canal é fundamental para essa categoria, que está associada à Higiene & Beleza (H&B) e complementa a cesta de compras dos clientes neste canal. De acordo com pesquisas, em mais de 80% dos casos, os desodorantes são comprados junto com outros produtos”, revela a sócia diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima.
Segundo ela, o produto ganhou ainda mais relevância após a pandemia, quando os consumidores passaram a se preocupar mais com a saúde. As farmácias se tornaram ainda mais importantes e indispensáveis, especialmente com relação aos lançamentos, já que oferecem uma jornada de compra mais fluida para a categoria, em comparação com o varejo de alimentos, além de poder contar com o suporte de consultores e atendentes. 
O diretor-executivo do segmento de Farma na Linx, Luis Fischpan, reitera que o uso correto do CRM (sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente), que possibilita compreender corretamente o perfil de consumo do cliente e, assim, promover uma oferta adequada de acordo com variáveis, como idade, sexo, perfil socioeconômico e hábitos regulares de compra. 
Sobre os desafios mais comuns enfrentados pelos clientes na escolha de um desodorante adequado, Fischpan revela que é comum que os consumidores acabem espontaneamente optando por marcas e produtos que sejam habituais. “O papel do vendedor é levar informações relevantes e esclarecedoras sobre cada produto para que o cliente esteja confiante com a sua escolha”, atesta o diretor.
“Um time de vendas bem treinado pode influenciar na decisão de compra dos consumidores. Uma estratégia eficaz é oferecer cashback na compra de determinados itens para que o cliente se sinta atraído pelo preço mais vantajoso e, por consequência, gere um gatilho que faça o cliente retornar à farmácia em um momento futuro para uma nova compra com o uso do cashback”, conta Fischpan.
Para impulsionar as vendas da categoria de desodorantes, é fundamental oferecer produtos de qualidade, que satisfaçam as necessidades dos consumidores a um preço justo. Além disso, é importante diversificar o portfólio e garantir uma exposição adequada dos itens, com uma comunicação visual clara e atrativa. É essencial realizar pesquisas sobre o comportamento de consumo dos clientes, a fim de mapear as etapas que levam à decisão de compra.
Fischpan diz ser necessário garantir a disponibilidade das marcas que possuam maior share de mercado, assim como disponibilizar todas as fragrâncias que a linha oferece, além de criar packs promocionais contendo fragrâncias diferentes com preços promocionais. “Uma correta disposição dos produtos na gôndola é um fator determinante para o sucesso nas vendas. Por isso, priorize os produtos “premium” nos espaços de maior destaque. Também crie ‘ilhas’ ou ‘cestões’ distribuídos em pontos de alto fluxo, por exemplo: fila do caixa e a entrada da farmácia. Faça divulgações nas redes sociais e, se possível, conte com a participação de influenciadores digitais”, aconselha o diretor.

Dez dicas para trabalhar a categoria de desodorantes nas farmácias

1 - Levando em consideração o perfil do shopper, que é guiado por uma compra frequente de reposição, as farmácias precisam estar preparadas com o sortimento correto, alinhado com o perfil de consumo local.
2 - A categoria deve ser exposta de uma forma que enquadre os produtos em seus devidos benefícios, se são produtos mais premiuns ou mais massivos, se oferecem proteção às roupas ou não.
3 - O sortimento ideal para o canal farma é um sortimento mais profundo, contando com as linhas que atendem todos os tipos de público, porém das principais marcas ou as que representam mais na performance da loja. 
4 - Por ser um canal com menores espaços de exposição e muito procurado para compras de menos unidades, é melhor garantir a sua venda expondo marcas líderes, mais conhecidas, porém em todas as suas variedades.
5 - As exposições em pontos extras podem ser feitas em pontas de gôndolas de categorias correlatas, como protetor solar e skin care. Também em displays em pontos estratégicos dentro da loja, por exemplo na entrada da loja ou próximo aos checkouts
6 - Os atendentes devem se manter atualizados aos lançamentos da categoria.
7 - É fundamental manter em gôndola todos os aplicadores disponíveis de desodorantes.
8 - Informar aos consumidores as diferenças de funcionalidades de cada um, é um diferencial.
9 - Trabalhe com a segmentação entre masculino e feminino, sempre.
10 - Aposte em produtos premium, além dos massivos.