Alavanque os ganhos da sua loja

Alavanque os ganhos da sua loja com os pontos quentes
Veja como explorar as áreas de grande fluxo da sua farmácia e arrase nas vendas

Aumentar as vendas e agregar valor à imagem do estabelecimento: essas são duas excelentes oportunidades que os pontos quentes trazem quando bem executados. Isso porque oferecem a chance de destacar produtos sazonais ou lançamentos e, ainda, auxiliam a farmácia a expor suas mercadorias de forma diferenciada.
Mas, você deve estar se perguntando: como sei quais são esses espaços no meu varejo? Segundo Messias Cavalcante, mestre e professor na área de marketing, profissional do segmento farmacêutico e palestrante de cursos do Sincofarma/SP, todo comércio tem um corredor com grande circulação de pessoas, ou seja, um ponto quente é estabelecido pelo maior fluxo de clientes em um determinado local.
A própria entrada do PDV, pontas de gôndola com ampla passagem de consumidores e o caixa também são considerados como áreas quentes de compra. E não se esqueça da vitrine, primeiro contato com o público a qual merece atenção e não simplesmente a colocação aleatória de artigos.
“Nesses lugares de alta performance, precisamos trabalhar a sazonalidade, itens em divulgação na mídia ou aqueles que necessitam ter suas vendas aumentadas com objetivo de melhorar a exposição, criando um maior impacto junto ao shopper que está visitando a loja”, afirma Messias.

Explorando os pontos quentes de forma estratégica
Além dos produtos sugeridos anteriormente para serem inseridos nos pontos quentes, o professor recomenda apostar nos materiais promocionais oferecidos pela indústria, visto que reforçam a comunicação das mercadorias, decoram o PDV, proporcionam a sensação de farmácia “antenada” com as novidades e, ainda, estimulam a venda. Por exemplo: displays, wobblers e faixas de gôndola são ótimas alternativas.
“Vale lembrar que placas de ofertas ou que destaquem essas áreas também ajudam a acelerar os ganhos na ausência das peças promocionais”, complementa. 

Transformando áreas frias em pontos quentes
Messias informa que pode ser uma tarefa complicada já que o fluxo de circulação no comércio é criado pelo consumidor. Entretanto, é possível realizar essa transformação seguindo três passos com excelência:
1 A equipe deve estar preparada e determinada a fazer com que o cliente chegue até o espaço, sugerindo a oferta disponível.
2 O ambiente precisa ser bem arrumado e decorado com o intuito de chamar a atenção do shopper para os artigos expostos. 
3 O item ou promoção seja algo de relevância para a pessoa que for levada até local.

Certo x errado
Veja as dicas dadas pelo professor e acerte nos pontos quentes da sua farmácia: 

Certo
Trabalhar produtos de destaque;
Usar os pontos quentes para dar relevância às marcas conhecidas, pois se o cliente não tiver dinheiro para a opção mais cara, a exposição acaba remetendo-o a buscar outras alternativas;
Utilizar o ponto como forma de valorizar as condições especiais para a mercadoria exposta.

Errado
Inserir artigos de baixo valor;
Expor marcas pouco conhecidas;
Não explicar para os colaboradores a importância dos itens de demanda trabalhados.