ACONTECE | Aparelhos que auxiliam na saúde, sem sair de casa

ACONTECE | Aparelhos que auxiliam na saúde, sem sair de casa

Acompanhar diariamente as oscilações dos índices em muitos casos de doenças crônicas é uma prática de fundamental importância, com foco em minimizar possíveis complicações. Poder fazer isso com aparelhos confiáveis, portáteis e com custo acessível é um divisor de águas na qualidade de vida de muitas pessoas.

Presente na vida doméstica a mais tempo, o termômetro, ou medidor de temperatura corporal, fez e faz parte da vida de todos, da infância à terceira idade. Com a evolução da tecnologia, hipertensos, diabéticos, alérgicos, e pessoas que apresentam muitas outras patologias ganharam em qualidade de vida e comodidade, com novas possibilidades em aparelhos de prevenção e controle.

A partir da demanda dos pacientes, o aumento substancial de lançamentos de novos produtos pela indústria brasileira resulta em preços mais acessíveis, e a tecnologia digital torna os aparelhos mais amistosos, com fácil uso e leitura dos dados de clara compreensão. Observar as devidas certificações de qualidade é fundamental, principalmente ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

As farmácias, que hoje ultrapassam 90,9 mil unidades em número de lojas no Brasil (dados divulgados por Close-Up Internacional), são de extrema importância, popularizando e estimulando o uso dos aparelhos e divulgando suas aplicações. Para esse grupo de itens, em especial, a forma de exposição na farmácia é fundamental para que os variados tipos de aparelhos medidores sejam conhecidos, acessíveis e desejados. 

A farmácia e seu papel fundamental no mercado

A farmácia, com seus pontos físicos e virtuais de atendimento, se revela como o principal elo entre o consumidor e as indústrias, apresentando novos produtos com tecnologia de ponta e tornando possível seu uso nos quatro cantos do país. Conversamos com Fernando Marinheiro, diretor da área Comercial e de Marketing da MedLevensohn, sobre esse mercado e a nova visão de Farmácia que ele exige.

Os aparelhos para monitoramento doméstico assumiram um papel muito importante no controle de doenças crônicas. Como você avalia o crescimento desse mercado no Brasil nos últimos 5 anos? Qual perspectiva futura?

O consumidor brasileiro está mudando o comportamento. Estamos caminhando para uma população que começa a entender a importância da prevenção como a melhor forma de tratar a saúde. Os monitores, sejam eles para Glicemia ou para Colesterol, conseguem cumprir um importante papel neste movimento, garantindo em tempo real as condições de saúde das pessoas, sugerindo a necessidade ou não de uma nova consulta para ajustes de medicação. Entendo que estamos somente no começo. Por exemplo, com a RDC 786 de Agosto de 2023*, avançamos mais neste sentido, com a liberação de testes rápidos nas farmácias e consultórios, na triagem para possíveis diagnósticos precoces, com certeza é mais um grande passo e hoje temos empresas preparadas para esta demanda. A MedLevensohn tem 26 tipos de testes rápidos para atender estas demandas.

Na sua opinião, qual papel da farmácia como local de venda, informação e divulgação?

A Farmácia tem um papel fundamental neste processo. Hoje, em um país enorme como o Brasil, a capilaridade que as farmácias têm fazem delas a melhor forma de atender o maior número de pessoas possíveis e  nos mais diversos locais, inclusive onde nem médicos estão disponíveis. O maior desafio realmente é fazermos as pessoas saberem que agora as farmácias também oferecem este serviço. A divulgação precisa e pode ser feita pelas indústrias, farmácias e, inclusive, pelo Governo que podem economizar muito com os diagnósticos precoces de patologias que, se diagnosticadas tardiamente, podem trazer um desfecho muito desfavorável com relação a internações e utilização de medicamentos. O melhor comunicador é o próprio balconista, abordando os pacientes que fazem uso de medicamentos crônicos, sugerindo um maior controle para garantir o melhor tratamento ou prevenção.

Quais os principais produtos complementares da cesta? Como a compra periódica dos mesmos pode levar a fidelização do cliente?

Como mencionei, os testes rápidos para medir perfil Lipídico, Colesterol, Hemoglobina Glicada, são de suma relevância, assim como os Testes para epidemias como Dengue e Covid. Se tratando de sazonalidade, ainda temos testes como identificação de Influenza que também são muito utilizados, sem contar os testes para identificar H.Pylori, PSA e até nível de Vitamina D que também fazem parte da cesta. Esta é uma oportunidade única para as farmácias, por meio destes testes / assistência farmacêutica é possível aplicar um CRM, trazendo o paciente para dentro da farmácia, fidelizando o mesmo por meio de uma prestação de serviço diferente que vai muito além de somente entregar preço baixo, fazendo a farmácia realmente ser um hub de saúde, com foco no consumidor, visando o bem estar e uma relação sustentável e duradoura e, a propósito, deixando uma margem de contribuição justa. O investimento financeiro é pequeno perto de tantos benefícios. O maior investimento é o de mudança de paradigma, da farmácia precisar ir além de somente comprar e vender medicamentos. Fernando Marinheiro / MedLevensohn.

*Resolução de Diretoria Colegiada da ANVISA que, entre outras determinações, autoriza farmácias a realizarem exames e define os requisitos técnicos para a função.

Coloque seu produto em evidência! 

A exposição dos produtos de forma clara e organizada facilita e estimula a experiência de compra do cliente na loja. Ações de marketing, bem planejadas e executadas, também podem fazer a diferença. Silvia OSSO, consultora especialista em varejo, destaca 3 ações de marketing que podem ampliar seu alcance e abrir novas possibilidades.

1. Coloque alguns displays ou cartazetes com a propaganda dos produtos em locais estratégicos na farmácia. Utilize espaços com bastante visibilidade para que o consumidor os veja. Nos equipamentos coloque informações de especificações e preços bem visíveis. Se estiver oferecendo descontos, invista em boa sinalização visual.

2. A internet oferece muitas possibilidades de bons resultados para a farmácia. Atualmente ter um site é fundamental para qualquer negócio, e com uma farmácia não é diferente. Lembre-se de criar um site com layout agradável e visual de acordo com a marca da farmácia. É importante que o site seja responsivo, ou seja, adaptado para ter uma boa visualização em qualquer dispositivo, seja celular, computador ou tablet.

3. As redes sociais são uma plataforma bastante democrática, mas lembre-se que as campanhas de divulgação precisam ter um bom planejamento, que inclua metas e períodos definidos. Além dos anúncios, você pode publicar posts com fotos e conteúdos relacionados aos produtos e à farmácia. Não se esqueça que o foco da equipe e da gestão da loja é fazer a farmácia ter uma boa imagem e ter um bom desempenho junto ao consumidor. Em ações de publicidade, seja mídia digital ou impressa, use suporte de profissionais especializados para ter material de qualidade.

Sílvia Osso é palestrante, mentora e consultora de empresas, especialista em desenvolvimento de pessoas e varejo. Autora de livros à venda na Contento. Siga a em: https://www.linkedin.com/in/silviaosso

Foto: iStock.com/didecs