tendência | OMS declara o fim da pandemia pelo Covid-19

tendência | OMS declara o fim da pandemia  pelo Covid-19
A pós pouco mais de três anos de pandemia do coronavírus, no dia 05 de maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente ao Covid-19. Os membros da instituição destacaram a tendência de queda nas mortes, o declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva relacionadas à doença, assim como os altos níveis de imunidade da população.
Ainda assim, alerta a infectologista do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Mirian Dal Ben, o coronavírus é endêmico. Isso significa que ele continuará circulando, causando casos ao longo do ano e, em alguns períodos, como acontece com o vírus da gripe, terá maiores incidências. 
“Mas a gente não tem uma expectativa, caso não tenhamos uma variante muito diferente, de voltar a ter aquelas ondas como as de 2020/2021 ou número de óbitos que tivemos no passado. Teremos que fazer os mesmos cuidados, como quando uma pessoa está doente, evitar sair e, se tiver de sair, ir de máscara. Quem é imunossuprimido ou convive com alguém com essa condição de saúde, precisa usar a máscara, principalmente em locais de maior risco de aglomeração”, explica ela.
Ao ser questionada sobre as vacinas, a especialista disse que ainda não se sabe de quanto em quanto tempo precisará ser tomada. Pode ser que aconteça como a vacina da gripe, em que o vírus se modifica e gera novas cepas e seja preciso atualizar a vacina todos os anos, ou pode ser que o vírus não sofra mutações tão significativas e que a proteção adquirida dure mais tempo. “A vacina bivalente é diferente das primeiras vacinas, pois é atualizada. Ela estimula o corpo a produzir anticorpos”, diz.

Novo momento nas farmácias

Com a pandemia, diversas categorias na farmácia ganharam protagonismo. Desde os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) até álcool em gel e máscaras – além do surgimento dos testes rápidos e autotestes de Covid – aumentaram o tíquete médio da população. Agora, é a hora do varejo farmacêutico se atentar para não deixar as vendas caírem. 
“Os testes se mostraram uma parte crucial na proteção da vida das pessoas. Juntamente com vacinas e protocolos de saúde, a testagem frequente e regular de pessoas assintomáticas e sintomáticas possibilita que estejam cientes do seu estado de infecção quando mais importa, reduzindo o risco de propagação de doenças”, afirma a gerente geral do negócio de diagnósticos rápidos da Abbott no Brasil, Daniela Veiga.
De acordo com a especialista, com a ampla vacinação da população contra o Covid-19, foi possível retornar às atividades normais. Mas, com a chegada do inverno, muitos vírus respiratórios começam a circular juntos, como o coronavírus e influenza, e que possuem sintomas similares – como tosse, coriza ou congestão nasal, febre, dor de garganta, fadiga e dor de cabeça – sendo difícil um diagnóstico apenas pelos sintomas, sem testar. Por isso, a testagem passa a ter um papel fundamental de apoio ao diagnóstico correto e distinção dos vírus respiratórios para um tratamento mais assertivo e rápido, ainda no início dos sintomas.
Já no universo dos MIPs, segundo revela a Hypera Pharma, eles representam mais de 40% das vendas e sempre há a oportunidade de aumentar a relevância da categoria em alguns passos como: exposição no autosserviço, espaço correto, sortimento adequado e sinalização.
“A pandemia foi um fator decisivo na mudança de hábitos de consumo e até de prioridades para os consumidores em geral. Podemos ver o impacto diretamente em diversas categorias que até hoje demonstram crescimento, especialmente quando falamos de prevenção e cuidados com a saúde. A categoria de medicamentos para gripes e resfriados, por exemplo, teve um aumento expressivo no qual alguns segmentos como de antigripais e xaropes para tosse chegam a dobrar as vendas se comparado ao período pré-pandemia”, revela o diretor de healthcare da P&G Health, Sérgio Guerra Filho.
Para manter as vendas, e seguir atendendo a necessidade dos consumidores em geral, confidencializa o executivo, as farmácias têm de, cada vez mais, garantir uma boa visibilidade desses produtos que apresentam uma busca frequente, apostar em marcas de confiança no mercado e ter um bom abastecimento para aproveitar sempre os eventuais picos de consumo.
Os pontos extras também ajudam nas vendas. Os principais são, segundo a empresa: display de checkout e balcão, pontas de gôndola, papa-filas, geladeiras e cross-merchandising, no entanto, é possível lançar mão de outros pequenos materiais de comunicação que podem ajudar a estimular a lembrança e/ ou desejo na cabeça do consumidor.

Como não perder vendas

Testes de diagnóstico e autotestes

Com o fim da pandemia declarado, as vendas de testes de Covid-19 poderão diminuir nas farmácias. Isso não significa que a categoria seja prejudicada como um todo, se trabalhada corretamente.

• Evolução do mercado: a pandemia do Covid-19 deixou como legado a importância dos testes rápidos, onde decisões tomadas com base em resultados rápidos e confiáveis salvaram vidas. A eficácia e a praticidade dos testes rápidos se tornaram conhecidas e a tendência é que se ampliem cada vez mais.

• Outros exames: após nova regulamentação, as farmácias poderão ter um ambiente regulatório mais seguro para fazer quaisquer exames que usem amostras que não precisam de nenhum tratamento, como por exemplo, sangue em ponta de dedo, swab nasal e outros. 


Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs)

Garantir que o MIP esteja no autosserviço. O ideal é que seja disponibilizado 50% do espaço, ou o mais próximo disso. 

• Sortimento ideal: com visibilidade correta às principais marcas, uma vez que elas funcionam como atrativo para o shopper localizar a categoria.

• Sinalização na gôndola: com os nomes das subcategorias e testeiras com nomenclaturas claras e objetivas ao cliente, ajudando-o a localizá-las com mais facilidade.

• Criação de pontos extras: dá visibilidade e soluções de compra.

• Treinamento da equipe: é importante treinar e preparar a equipe para assegurar a organização, abastecimento e principalmente, orientar o shopper da melhor forma possível.

Fonte: diretora de marketing e estratégia da Roche Diagnóstica, Sandra Sampaio; diretor de point of care da Vyttra Diagnósticos Daniel Rocha; e Hypera Farma