PAINEL | Prescritos em destaque: como explorar o mix do balcão?

PAINEL | Prescritos em destaque: como explorar o mix do balcão?

O Conselho Nacional de Saúde diz que “no Brasil existe uma farmácia (ou drogaria) para cada 3.300 habitantes e o país está entre os dez que mais consomem medicamentos no mundo, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia. O acesso a farmácias e drogarias e a facilidade na aquisição de medicamentos no popularmente conhecido ‘balcão da farmácia’ promovem um aumento no consumo de medicamentos pela maioria da população brasileira”.
No canal varejo, as projeções dos produtos de prescrição (RX) registraram crescimento mais acentuado que os produtos MIP/CH. Os motivos que devem incentivar o crescimento até 2027 são: 
• Envelhecimento populacional;
• Estilo de vida / conscientização sobre autocuidado; 
• Recuperação da economia (apesar de lenta); 
• Inovação de produtos; 
• Promoção digital, compra e distribuição;
• Aumento da oferta de serviços nas farmácias; 
• Perda de exclusividade / LoE (genéricos / biossimilares) e expansão do acesso a medicamentos.
Mais do que disponibilizar um enxoval completo de medicamentos prescritos, ter um mix complementar é uma oportunidade de fidelizar o cliente e atender às necessidades secundárias.

Do corredor ao balcão: o caminho
do shopper

O shopper, que vai à farmácia com frequência para comprar medicamentos de uso contínuo prescrito por um médico, pode precisar de outros itens. Estar preparado para atender essa demanda é uma possibilidade para aumentar o ticket médio na loja.
O corredor que vai da porta do estabelecimento até o balcão é um espaço que, se aproveitado corretamente, pode suprir demandas dos shoppers.

Hipertensos

Além do medicamento prescrito pelo médico, que é vendido no balcão, o shopper que vai até à farmácia para comprar o remédio, pode precisar, por exemplo, de um medidor de pressão.

Doenças respiratórias

A pessoa que precisa de medicamento para asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) terá que apresentar a receita no balcão. Mas a loja pode suprir a demanda, caso essa mesma pessoa necessite de um aparelho de inalação ou um umidificador para deixar o ambiente mais confortável. 

Diabéticos

Os medicamentos com prescrição médica fazem parte da rotina do diabético. Outros itens como: monitores, baterias, caneta lancetadora e tiras podem estar à disposição dele. 

Dermatológicos

As seções ao qual o shopper tem acesso podem conter produtos dermocosméticos como filtro solar, pós-sol, sérum, hidratantes e suplementos vitamínicos que contribuem para a saúde da pele. 

Infantis

Talvez esse seja um dos segmentos com maior opção de itens que podem ser comercializados nos corredores entre a porta da farmácia e o balcão. Produtos como fraldas, colônias, sabonetes, shampoo, toalha umedecida, creme para assaduras, escova de dente e pasta de dente fazem parte do mix que é sempre procurado por pais ou responsáveis ao irem à farmácia.