espaço na farmácia | Hair Care: oportunidade de vendas

espaço na farmácia | Hair Care: oportunidade de vendas

A categoria de hair care é uma das únicas em Higiene & Beleza (H&B) que cresceu durante a pandemia e deve movimentar US$ 134 bilhões, de acordo com a WGSN (empresa global de tendências de comportamento consumo). Ou seja, é uma oportunidade de ouro para aumentar o ticket médio das farmácias.

Mas, para isso, é preciso primeiro entender as principais preocupações do público com seus cabelos para orientá-los no melhor tratamento e produtos mais adequados.

“As agressões químicas são várias, principalmente, com procedimentos agressivos, que envolvem muita química, como clareamento e alisamento, que podem agredir não só o cabelo, mas também o couro cabeludo. Eles causam vermelhidão, coceira e ressecamento; o que pode desencadear em inchaço do couro cabeludo e até infecções secundárias”, exemplifica o dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Reinaldo Tovo Filho. Ele também cita o frizz, quando o cabelo fica mais arrepiado e causa dificuldade para pentear os fios. Isso acontece quando não há hidratação da haste, ela quebra e fica frágil, conduzindo mais eletricidade, principalmente com a umidade. O uso de secadores ou chapinhas deixa a fibra capilar mais exposta, fazendo com que fique mais irritada e quebradiça. 

“Os cabelos porosos vão além do ressecamento, os fios sofrem com a aspereza, ficam quebradiços. Isso ocorre porque a fibra capilar perde o ‘cimento’ intercelular, massa proteica, o cabelo apresenta nós, se torna quebradiço, as escamas ficam abertas e porosas. Cabelos porosos apresentam escamas abertas permanentemente e não absorvem as substâncias, ficam espigados e opacos”, complementa a head de trade marketing da Amend, Gabriela Ferreira.

Como trabalhar os produtos de hair care no ponto de venda?


A categoria de cuidados com o cabelo apresenta um potencial significativo para as farmácias, a demanda é constante, os produtos são consumidos regularmente, uma vez que muitas pessoas fazem uso diário ou, pelo menos, frequente de xampus e condicionadores.

O gerente de trade marketing da Mind Shopper, Luan Oliveira, explica que, com o aumento do interesse em cuidados pessoais, nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de manter a saúde e a aparência dos cabelos, o que impulsiona a demanda por produtos de cuidados com os fios. A categoria pode ser facilmente complementar a outras encontradas em farmácias, como produtos de cuidados com a pele e higiene pessoal. Isso permite que as farmácias ofereçam uma experiência de compra abrangente aos clientes, incentivando a compra de múltiplos produtos em uma única visita, aumentando a cesta do consumidor e, consequentemente, o faturamento da farmácia.

“A categoria é dividida em alguns segmentos: inicia por marcas premium, sendo algumas importadas (high value); marcas performance (que entregam tratamento com posicionamento de preço atrativo no mercado); marcas intermediárias (custo-benefício); e marcas básicas (são marcas low price, massivas que têm um apelo mais de higienização de fio)”, revela Gabriela, da Amend.

De maneira geral, a orientação para a exposição segue a seguinte lógica, segundo Oliveira, da Mind Shopper:

 • Organização por subcategorias: separe os produtos de hair care em subcategorias relevantes, como: xampus, condicionadores, tratamentos capilares, finalizadores, produtos para coloração, produtos para cabelos cacheados, entre outros.
• Identifique e destaque os produtos de hair care mais populares e os de maior demanda: isso pode incluir marcas conhecidas, ou aqueles com boas avaliações dos clientes. Coloque-os em locais estratégicos, como prateleiras de destaque ou áreas próximas aos caixas de pagamento, para chamar a atenção dos clientes.
• Certifique-se de ter uma variedade de marcas e opções dentro de cada subcategoria de hair care: isso permite que os clientes escolham de acordo com suas preferências e necessida-des específicas. 
 • Mantenha a exposição de hair care atualizada e em constante rotação: isso evita que a exposição se torne monótona e dá aos clientes uma razão para visitar a seção de hair care regularmente em busca de novidades. Introduza novos produtos, destaque promoções e mantenha os espaços organizados e limpos.

A executiva da Amend complementa dizendo que, mesmo as pequenas farmácias podem trabalhar além do básico. Segundo ela, o ideal é que o pequeno varejista trabalhe a rotina completa ou dê foco para a linha prioritária para explorar tratamentos. Caso o espaço não permita, pode agregar cross-merchandising ou explorar pontos extras dentro da loja como oportunidade.

“Além do tratamento, para oferecer um portfólio ainda mais completo dentro da categoria, o varejista pode trabalhar o segmento de styling e finalizadores, como: 

• Géis 
• MOUSSES
 Sprays de fixação
 Ceras
 Pomadas
 Produtos de modelagem

Estes itens são utilizados para criar penteados, fixar o cabelo, dar volume ou textura, atendendo a clientes que desejam estilizar seus cabelos de forma personalizada. Produtos para coloração capilar, como tinturas, tonalizantes e produtos para retoque de raiz, também são uma aposta, muitas pessoas buscam opções para colorir ou realçar seus cabelos, e oferecer esses produtos permite atender a essa demanda”, complementa Oliveira.

Caspa: como manter a saúde dos cabelos ao longo do ano todo


O que é a caspa:
Chamada dermatite seborreica, é desencadeada pelo fungo Malassezia furfur, que se reproduz rapidamente em áreas muito oleosas. Aqueles que possuem um couro cabeludo com excesso de sebo permitem que o fungo se prolifere, fazendo com que a pele fique vermelha e descame.

Como funcionam os xampus anticaspa: 
Possuem ingredientes com funções ativas que buscam solucionar o problema. Entre os agentes mais comuns estão o cetoconazol, ativo antifúngico que auxilia a matar fungos presentes no couro cabeludo; ciclopirox olamina ou piroctona olamina, ácido salicílico, que tem uma  ação antimicrobiana, que evita a contaminação por bactérias e fungos e ação na remoção da descamação; alcatrão (coaltar), que auxilia na redução da oleosidade e no controle de inflamações no couro cabeludo; e o piritionato de zinco, que auxilia no controle da oleosidade, por possuir propriedades fungicidas e antissépticas, além de agir aliviando a coceira.


MITOS X VERDADE


A caspa é contagiosa?
MITO
A caspa não é contagiosa. Na verdade, todos já temos os fatores que causam a caspa no couro cabeludo: um micróbio e uma gordura natural chamada sebo. O que faz com que a pessoa tenha caspa é a sensibilidade a esses fatores.

Escova progressiva pode provocar o surgimento de caspa? 
MITO
Algumas pessoas podem apresentar irritação no couro cabeludo provocado pelo uso do produto, e essa irritação causa descamação e coceira da região, que pode ser confundida com a caspa. 

Lavar os cabelos todos os dias provoca caspa? 
MITO
Inclusive, um dos tratamentos consiste em lavar os cabelos todos os dias, com água morna ou fria, pois o excesso de células é removido e os ativos dos xampus que tratam a caspa agem no couro cabeludo.

Água muito quente no banho nos dias frios causa caspa?
VERDADE
Pois aumenta a oleosidade do couro cabeludo e facilitará a proliferação de fungos associado ao aparecimento da caspa.

Usar bonés, chapéus, gorros provoca caspa? 
VERDADE
Tudo o que atrapalha a respiração do couro cabeludo, deixando-o abafado quente e úmido, pode piorar a caspa. Usar o boné não é a causa da caspa, mas pode piorar o quadro, pois facilita a proliferação de fungos na região.

Fontes: Hypera Pharma e Amend